A Prefeitura de Catanduva presenteará a população com a união de várias vozes infantis para as aprentações de final de ano. A ação é iniciativa das Secretarias de Cultura e Educação e faz parte das comemorações dos 100 anos da cidade. As crianças são alunos de 7 a 14 anos de cinco escolas municipais.
Os ensaios começaram em abril e são realizados uma vez por semana, no Caic. Ao todo, 70 crianças fazem parte do projeto, que prevê apresentações no Natal do Centenário, nas janelas da Faculdade de Tecnologia de Catanduva (Fatec).
A ação pretende reavivar o verdadeiro sentido natalino, fortalecendo a importância da união e da harmonia entre as famílias, aliando à comemoração a beleza das apresentações e a inocência e ingenuidade das crianças.
A regência do coral terá a cantora Martha Ocon como titular e sua filha, Sula Ocon, como auxiliar.
Para a secretária de Cultura, Cris Anovazzi, o projeto aproxima e desenvolve o interesse cultural das crianças. “Utilizaremos a música como meio de aprendizado, estimulando e despertando a sensibilidade e o interesse pelas artes, permitindo a percepção, interpretação e expressividade das emoções por meio de técnicas, estudos progressivos e diferentes estilos musicais”, disse.
A secretária de Educação, Tânia Fonseca, ressalta que as atividades têm objetivo de promover o aprendizado, além de oferecer um espetáculo à população. “A música e a musicalização são elementos que, comprovadamente, auxiliam para o desenvolvimento da inteligência e integração do ser humano. Potencializam a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, memória, concentração e socialização.”
Durante os ensaios, as crianças também têm oportunidade de ampliar seus conhecimentos em relação à música. “São aplicadas técnicas de relaxamento, aquecimento vocal e respiratório, expansão pulmonar, funcionamento correto do diafragma, técnicas de respiração, controle do ar, noções de teoria musical (melodia, harmonia e ritmo), afinação e tonalidade”, explica Martha.
Os alunos são das escolas Darci Helena Delgado Januário, Arnaldo Zancaner, Nelson de Macedo Musa, Graciema Ramos da Silva e Waldemar Martins Aydar.
Fonte: Assessoria/Prefeitura